No Dia do Surdo, conheça o trabalho do CAIS Ijuí- Centro de Atendimento Integral aos Surdos

O CAIS- Centro de Atendimento Integral ao Surdo, é uma instituição filantrópica que atende surdos Ijuí e região, além dos seus familiares. O local presta auxílio a crianças a partir dos seis anos, até adultos sem idade limite.

Atualmente cerca de 30 surdos de Ijuí integram a instituição, porém, como o local atende pessoas da região, aproximadamente 56 usuários recebem neste ano o atendimento direto, mas, indiretamente, o CAIS atende cerca de 200 famílias.Os atendimentos, até o momento de pandemia, eram realizados as quartas e sextas-feiras, durante todo o dia, porém, desde março as atividades vem ocorrendo remotamente.

O CAIS Ijuí é dirigido pela assistente social Silvia Cristina Padilha da Costa. Segundo ela, a organização do Centro dividiu os atendimentos por quatro áreas. Entre os projetos, o Cais trabalha com o Centro de Apoio à Criança e ao adolescente surdo, que é um atendimento voltado aos adolescentes. Além disso o projeto Semeando atende crianças, ouvintes e familiares dos surdos que participam da instituição.

O projeto da Casa da Cultura Surda é voltado ao atendimento de adultos e o Programa Libras em Casa dispõe do ensino da Libras para os pais e familiares dos surdos que desejam aprender. Todoas as áreas são totalmente gratúitas. Segundo a diretora, hoje o CAIS atende surdos de Panambi. Cruz Alta, Santo Augusto, Campo Novo, Tiradentes do Sul, Santa Rosa e Dois Irmãos das Missões.

Sobre a inclusão do surdo, a diretora do CAIS, Silvia Padilha, disse que ainda é uma ilusão, na medida em que poucas pessoas entendem a LIBRAS- Lingua Brasileira de Sinais, o que acaba causando muito preconceito entre a comunidade surda, principalmente no mercado de trabalho. O CAIS atua também nesta área, no sentido de prepara o usuário para o mercado de trabalho, porém, apesar das conquistas que ainda precisam ser alcançadas, Silvia frisa que a criança surda, atualmente, pode se desenvolver normalmente se começar a praticar a LIBRAS desde cedo, ela cita como exemplo os surdos que vão pra faculdade. “Hoje a gente já tem surdo que faz Nutrição, Pedagogia, Educação Física, por exemplo” cita.

Para comemorar a data, hoje, será promovido um encontro online entre os usuários, e no domingo , acontece um culto de gratidão, que será celebrado na Primeira Igreja Batista de Ijuí, às 17h. A celebração será transmitida através do Facebook da Primeira Igreja Batista de Ijuí (PIB), porém, os usuários de Ijuí que quiserem participar presencialmente vão receber todos os cuidados necessários devido a pandemia da Covid-19.

Source: https://www.radioprogresso.com.br/no-dia-do-surdo-conheca-o-trabalho-do-cais-ijui-centro-de-atendimento-integral-aos-surdos/

World news – BR – No Dia do Surdo, conheça o trabalho do CAIS Ijuí- Centro de Atendimento Integral aos Surdos

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *